terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ata Assembleia da Filosofia 09/10/2013

Dia 09/10/2013 (terça-feira), ocorreu a Assembleia dos estudantes de Filosofia, a qual contou com mais de 110 estudantes do curso. Neste fórum os estudantes deliberaram:

- pela manutenção da greve no Curso de Filosofia;

- pela manutenção da utilização de cadeiraços para garantir a greve, quando necessário;

- que a pauta “por um governo tripartite” seja considerada apenas como bandeira do movimento e não como eixo. Este indicativo será levado à Assembleia Geral dos estudantes da USP que ocorrerá no dia 10/10/2013.

- pela manutenção do apoio à ocupação da reitoria.

- que o comando de greve da filosofia busque contato com o comando de greve da Ciências Sociais para construir atividades unificadas no prédio do meio.

- que seja criado um Grupo de Trabalho (GT) sobre a participação na estrutura de poder na USP, que se embase em materiais já produzidos pelo GT Estatuinte e outros semelhantes. Que seus resultados assim como a bibliografia de referência sejam amplamente divulgados.

- moção de apoio: Diante da luta pela democratização da Universidade de São Paulo, os estudantes do curso de filosofia, reunidos na assembleia no dia 09/10, se posicionam a favor da implementação de cotas na USP (tomando como referência o projeto de lei defendido pela frente pró-cotas raciais da USP) reconhecendo que tal implementação é uma forma efetiva de democratização da Universidade.

- que seja realizado um ato/intervenção artística, não violenta, onde alunos manifestantes permaneçam parados em pé nos corredores do prédio do Meio, em silêncio e espaçadamente, fazendo com que as pessoas que transitem pelo prédio não se movimentem sem ter de se desviar das pessoas em protesto. Cabe ao Comando de Greve da Filosofia estudar a viabilidade de tal intervenção.

- que a utilização de urna como instrumento da assembleia deve ser tema de um Congresso da Filosofia, uma vez que pelo atual estatuto do CAF o órgão máximo de deliberação da categoria discente do curso é a Assembleia dos Estudantes de Filosofia.

- Moção de repúdio: os estudantes do curso de filosofia, reunidos na assembleia no dia 09/10, repudiam qualquer tipo de intimidação por parte dos professores, do departamento ou de outras instâncias administrativas. Ameaças de anulação dos cursos, ausências coletivas e todo uso de argumentos de autoridade contra os estudantes que estão se mobilizando por mudanças fundamentais n universidade – que aliás contemplam os interesses de toda a comunidade acadêmica – não podem ser toleradas.

- Moção de repúdio: os estudantes do curso de filosofia, reunidos na assembleia no dia 09/10, repudiam o pedido de reintegração de posse do prédio administrativo da reitoria antes mesmo de qualquer tentativa de diálogo para com os manifestantes. Compreendemos que o motivo da ocupação é político, de modo que tal atitude do atual reitorado é uma clara tentativa de criminalizar o movimento que reivindica a democratização da USP.

- A próxima Assembleia de Curso deverá ocorrer na próxima terça-feira (15/10/2013), ás 18h, na sala 111. Caso a Assembleia Geral delibere por alguma atividade conflitante com este horário, a Assembleia de Curso será transferida para segunda-feira (14/10). Portanto, a data exata da próxima assembleia de Curso será conhecida na noite desta quinta-feira (10/10/2013), após o término da Assembleia Geral.

Para além disso foi encaminhado à mesa da assembleia um convite a que todos os estudantes se engajem na auto-reflexão universitária, no sentido de que estes percebam a sua responsabilidade nos rumos da universidade pública.

CAF

Informes feitos na Assembleia:

- Frente Feminista: Semana que vem (dos dias 14 a 18 de outubro) ocorrerá a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher;

- Comando de Greve da Filosofia: O Comando de Greve do curso é aberto e tem como função executar as deliberações da Assembleia da Filosofia. Nesse sentido, o cadeiraço feito na última semana esteve de acordo com a deliberação de “cadeiraço se necessário”.

- Audiência de conciliação Reitoria x Adusp, Sintusp, DCE e APG: a reitoria demonstrou intransigência e afirmou que não negociará com o movimento. Há ainda um pedido de reintegração de posse que pode ser aceito pelo juiz nas próximas 48h.

- Ocupação da Reitoria: a reitoria cortou água e luz da ocupação

- Assembleia Geral: a última Assembleia Geral (03/10) contou com poucas deliberações pois foi muito confusa. Próxima Assembleia Geral 10/10 às 18h na Reitoria Ocupada (se chover ela será realizada na FAU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário